Prólogo culinário

Como uma boa refeição completa, essa em especial, precisava de uma entrada ou um bom tira-gosto da casa da Vó. E esse post é pra contar como essa paixão pelo fogão foi alimentada e ganhou uma barriguinha honesta.

Desde pequeno vejo minha avó paterna fazer pratos deliciosos e desde sempre ela me chamava na responsa pra aprender tudo. Macarrão caseiro, pão e milhares de outras “gordices”. Uma das comidas que eu viciei (sim, viciei), causando aversão a qualquer cardiologista, foi essa:

Imagem

Sim, o torresmo mole da vovó. Isso além de todas as calorias, deve conter uns 4 ou 5 pecados mortais.

Pois bem. A figura da vovó pra mim, sempre foi de uma mulher muito batalhadora, que mesmo depois de aposentada, continua trabalhando no mesmo lugar e se recusa a pagar alguém pra lhe ajudar nas tarefas de casa.

Com o passar dos anos, além de comer (e muito) suas guloseimas, passei a me interessar mais  pela parte culinária, prestando mais atenção quando ela me chamava pra ensinar uma receita, que dificilmente vinha com medidas em colheres, xícaras ou porções, mas com muita experiência.

E assim, a cada domingo, minha aula de culinária master me espera e vou me identificando cada vez mais pela forma sentimental como ela trata o frango antes de ir pra panela ou o tempero colhido na horta, mas principalmente como ela cozinha para os outros, colocando muito carinho em cada prato.

Melhor coisa do mundo é receber uma ligação dela à cada vez que faz uma costelinha de porco, polenta e aquele vinagrete com pimenta.

Imagem

A minha relação com a polenta, essa maravilha advinda do milho, merece um post só pra ela. Mas por agora a trilha que mais me identifica essa combinação:

https://www.youtube.com/watch?v=h3NS6CDoWno

Deixe um comentário

