Tomates marinados e tudo mais

Como já puderam perceber, sou um carnínovo praticante. Porém, devo admitir sem medo, que sou um vegetariano simpatizante. Sempre que posso, almoço em um restaurante natural que fica próximo ao trabalho, ali atrás da Rua Sete, no Centrão. Sem sentir falta de um belo pedaço de carne, você pode encontrar uma boa variedade de saladas e vegetais, além de outras delícias, que acredito eu, para compensar a falta de proteína animal, são bem criativas e com um tempero bem na medida.

E falando em comida vegetariana, vou contar a história de uma salada das boas, que apesar de ter usado umas lascas de peito de frango quando fiz, ele pode ser eliminado sem perder nada nessa salada super gostosa.

Na noite anterior, lendo alguns blogs de culinária, me deparei com uma receita de tomates marinados e acabei fazendo pra poder usá-los no almoço do dia seguinte.

DSC_4935

Deixei os tomates cortados em 4, imersos em azeite, com umas gotas de shoyu, uns dentes de alho e as ervas que eu tinha a mão: alecrim, louro e manjericão. No outro dia, os sabores e o perfume dessa mistura estavam incomparáveis.

s3Rn3lVL4EJmzf13EL-8CgNgnk02sPTT8ehq3ryfusM

Feito isso, tratei de preparar umas folhas: alface roxa, alface americana e rúcula. Juntei mais algumas folinhas de manjericão, hortelã fresca, pedaços do tomate marinado e percebi que precisava de algo crocante pra melhorar a textura. Não tinha croutons mas descobri um aipim dos mais macios, que minha mãe já havia cozinhado em água e sal. Fiz umas lascas bem finas, fritei em óleo bem quente (é muito rápido, cuidado pra não queimar) e adicionei à salada, junto com umas tirinhas de pimenta dedo de moça que havia achado na geladeira.

Reguei com o azeite que havia marinado o tomate e se me lembro bem, nem precisei de sal (para o meu gosto).

rbe3JgSJmnww3-JkgmZtyDjZzFVq-Mmd6ZaOzcYh8-Y

Não sei se perceberam, mas esse blog (tenho uma estranheza em chamar assim), não é sobre comidas ou receitas. É sim sobre pessoas, histórias de beira do fogão, mesa, sofá, rua…

Maior que minha paixão pelo fogão, é minha fascinação pelas pessoas.

‘Cause I’m a better man
Moving on to better things’

Deixe um comentário

