Yes, nós temos bananas!

Depois de entradas, pratos principais e cervejas, acho que assim como eu, você vai sentir vontade de comer aquele docinho, ou meia caixa de bombons quem sabe (haha). Até já havia sido intimado por alguns amigos para que postasse aqui umas receitas de sobremesa. Seu pedido deu eco, meu amigo. Anota aí duas receitas. Rá!

Como grande parte das coisas que faço no fogão, esse doce aqui é uma soma do que eu aprendi com vovó e minha mãe mais um punhado de improviso. Essa é uma daquelas que cresci comendo, pois Vovó Tereza nunca deixou faltar doce de banana.

IMG_20130216_164230

Porém, devo confessar que fugi bastante da original da Vó e coloquei além de canela, raspas de limão siciliano, que pro meu gosto, sempre dão um sabor muito bom. Então excepcionalmente, vamos às medidas:

  • 4 bananas bem maduras (eu usei prata, mas pode ser nanica)
  • 4 colheres de sopa de açúcar (ou 2 de adoçante culinário)
  • 1 canela em pau
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • 1 pitada de sal
  • Um pouquinho de água

Tudo pra panela e mexendo sempre. A água você deve ir colocando aos poucos, evitando que o doce grude na panela. Eu prefiro esse doce mais “cru”, com a banana ainda em pedaços (ele fica num tom marrom claro) que inclusive acho mais adequado pra aproveitar na segunda receita: a panqueca de banana!

2013-01-20 20.57.16

Nunca tinha feito panqueca sozinho, pois vovó sempre me encarregava de fritá-las e ela cuidava da massa. Além disso, as banana pancakes eram pra promessa pra namorada. Então fomos os dois pra cozinha. A receita é fácil. Só lembrar que é tudo 1:

  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 pitada de sal

Tudo no liquidificador e manda pra frigideira. É nessa hora que o filho chora e a mãe não vê. Anota aí: as primeiras vão dar errado, com certeza. Mas aí você pega o jeito de espalhar a massa direitinho na frigideira antiaderente e a hora certa de virar e vai ficar tudo bem. Enrola as danadinhas com o recheio de doce de banana, bola de sorvete do lado e seja feliz.

Trilha da vez, mais que indicada:

Um pensamento sobre “Yes, nós temos bananas!

  1. amei a receita com uma porçao de piadinhas hehe… Essa deu água na boca Rafa! Que dó da Mine! que dó…. se eu arriscar de inventar um prato, te juro que vou arriscar das suas receitinhas! =)

Deixe um comentário

